sexta-feira, 15 de junho de 2012

Entrevista completa de Kristen, Rob, Tay e Bill Condon sobre Amanhecer – Parte 2 para a EW!

Acho que esse foi um dos posts que mais fiquei emocionada em fazer aqui no site. Primeiro porque se trata do último filme da saga, segundo porque notamos um clima diferente nas respostas dadas por Kristen Stewart, Taylor Lautner, Robert Pattinson e Bill Condon. A Entertainment Weekly edição Amanhecer – Parte 2 chega às bancas amanhã, vocês conferem abaixo a matéria traduzida, depois de surtarmos muuuuuuito com os stills do filme que a revista publicou. Nossos amados atores falam sobre ter uma criança no set, sobre as dificuldades nas filmagens, imprinting e sobre o final que Bill Condon preparou, algo totalmente diferente que deixou até Robert Pattinson e seu perfil brincalhão surpreso. Espero que vocês gostem tanto quanto eu:


Como explicar A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2? Vamos ouvir como Robert Pattinson tenta isso. O ator, 26, diz que o capítulo final da franquia, com censura 13 anos – no cinema em 16 de novembro-, é “Mais estranho do que todos os outros filmes juntos”. Ele faz uma pausa. Suspira. Gagueja (charmosamente, de modo britânico) antes de chegar a um surpreendentemente simples ponto de partida: “Vampiros são estranhos”. E continuam estranhos o tempo todo. O ponto mais importante para Pattinson é que enquanto os filmes anteriores de Crepúsculo sempre mantiveram um pé na realidade (garota-encontra-vampiro, de qualquer forma). Amanhecer de Stephenie Meyer, o quarto e último livro da saga Crepúsculo, é um tonal de 754 páginas, tão cheio de reviravoltas e novos personagens que a Summit Entertainment dividiu em duas partes. A parte 1 cobriu muito a vida de Bella (Kristen Stewart), Edward (Robert Pattinson) e Jacob (Taylor Lautner) em novembro passado: houve o tão esperado casamento de Bella e Edward e um ainda mais aguardado voo de penas da consumação do matrimônio, que resultou em um feto híbrido crescendo dentro de Bella e um parto assustadoramente sangrento para nossa heroína, culminando em sua morte. Mas considerando o final do filme com Bella voltando meio que a vida abrindo seus brilhantes e verdadeiros olhos vermelhos vampíricos, os fãs sabiam que as coisas estavam apenas começando. O que você verá nessas páginas é uma primeira espiada exclusiva na filha de Bella e Edward, Renesmee (Mackenzie Foy, 11), a criança híbrida sobre a qual se desatará todos os tipos de inferno.
“Deixe-me dizer a você, esse filme é tão estranho”, confirmou Stewart, 22, com a intenção clara de elogiar. “Isso. É. Bizarro”. Bill Condon, que dirigiu ambas as partes de Amanhecer adaptadas por Melissa Rosenberg, disse que ele estava sempre animado com o quão diferente os dois filmes seriam. “Eu sempre pensei na Parte 1 como tendo duas metades distintas: a romântica e a de horror”, disse ele. “Mas esse é épico. Esse é uma coisa totalmente diferente”.
Vamos começar com uma das diferenças mais óbvias entre Amanhecer – Parte 2 e tudo que veio antes. (Sim, sim: alerta de spoiler.) Bella agora deixou o mundo mortal para trás e se juntou ao clã de pele brilhosa Cullen, física e espiritualmente. Diz Lautner, 20, “Esse é o tipo de coisa enorme que os fãs estão esperando – ver a desajeitada adolescente Bellan que Kristen fez tão bem se tornar nessa vampira super-sexy que é atlética e graciosa. Ela levou isso muito a sério e colocou para fora”. Condon concorda: “Eu não acho que você pode comprender o quão grande é uma conquista até você a ver. A transformação dela de uma garota do ensino médio em uma guerreira feroz é incrível. Ela é uma espécie diferente agora”. Stewart diz que anos assistindo seus colegas de elenco ajudou-a a se informar como interpretaria Bella vampira. “Eu conheço cada versão de vampiro, e eu peguei um pouco de cada um”, ela disse rindo. “Mas eu queria que ela fosse a melhor”.


Não que não tenha recebido alguns ajustes. “Kristen reclamou cerca de 500 vezes mais que eu”, disse Pattison sobre o desconforto das lentes de contato vermelhas que os atores que interpretam vampiros devem usar. “Ela acumulou quatro anos de reclamações em alguns meses”. (Stewart, muito citada nas piadas de Pattinson, suspira em resposta a isso e lembra a EW que ela tem usado lentes marrons sobre seus olhos verdes desde que a série começou.) Atuar em saltos altos durante a cenas de ação forte, não foi fácil – Stewart brinca com o tipo sobrenatural de beleza Bella adquiriu como uma vampira “Não existe realmente” na atriz que a interpreta – mas ela conseguiu encontrar a sugadora de sangue dentro dela durante as gravações de uma cena em que Bella caça um leão da montanha. “Eu saltei pelo ar e ataquei loucamente um tubo de espuma em forma de leão da montanha”, ela disse. “Eu movi violentamente essa coisa para o chão! Pela primeira vez eu estava tipo, ‘Wow, eu estou tipo, realmente interpretando uma vampira agora.’”

Uma fonte da recém descoberta ferocidade de Bella é sua filha. Resnesmee, a bebê meio-humana, meio-vampira com maturidade em ritmo anormal, está no coração do drama na Parte 2. A classe dominante vampira conhecida como Volturi acredita erroneamente que Renesmee é uma jovem humana transformada em vampira, o que é algo seriamente fora das regras no mundo dos sugadores de sangue de Meyer, então eles pretendem extinguir os Cullen como punição. (A garota decididamente tem algumas qualidades da espécie, mas também é muito humana, com coração batendo e tudo.) Condon prendeu os olhos em Foy no começo do processo de audição. “É uma parte extremamente importante”, ele diz. “Havia um monte de crianças. Mas isso era meio óbvio. Era um desses momentos raros quando você vê algo – como um apartamento ou casa – e se sente bem e você só precisa ter isso. Eu senti desse jeito, como, ‘Oh isso é bom.’” Foy parece notavelmente inabalada pelo tempo que passou com seus super famosos colegas de elenco. “Eles eram super legais”, ela diz.
Condon diz que foi bem além das superficialidades. “Eles foram incríveis com ela”, ele afirma. “Isso realmente trouxe algo paternal para fora de Rob, e Kristen foi especialmente protetora. Eu tinha que interrompe-los quando eles estavam em uma conversa profunda para dar andamento a cena”. Ajudou o fato de que Kristen tenha começado a própria carreira como uma criança, em filmes como The Safety of Objects e Panic Room. “Eu amei conversar com Mackenzie”, ela diz. “Eu estou sempre curiosa sobre o que está acontecendo na cabeça das crianças no set. Ela está muito próxima da idade que eu tinha quando comecei”.
Pattinson aponta que ter uma impressionável jovem no set freou certos membros do elenco que preferem a bagunça. “Estamos todos na mesma faixa etária e nós realmente não nos policiamos uns com os outros mais. Você tinha que moderar o tom quando Mackenzie estava por perto”, ele diz. Ou pelo menos tentar. “Ela tinha uma pequena jarra, e eu acho que ela conseguiu 850 dólares ou algo assim”. (Stewart, conhecida por trabalhar usualmente com uma linguagem muito usual, riu quando perguntada se ela conseguiu jurar respeito a jarra: “Uh, yeah, no.”)
Interpretando uma mãe de uma atirz de 11 anos de idade, Stewart diz que poderia ter sido difícil em um contexto mais tradicional, mas sendo um universo Crepúsculo, foi fácil aceitar a ideia de ser mãe de uma criança que na vida real é apenas cerca de uma década mais jovem. “[Minha relação com Mackenzie] é tão completamente enraizada neste mundo, e eu pude me relacionar com isso por que eu acreditei muito nisso”. O vínculo de Bella e Renesmee é particulamente especial, completa com métodos de comunicação supernaturais. “É uma relação muito legal. Eu espero que seja visto desse modo”, disse Stewart, e tendo uma atriz como Foy, que (estranhamente) se assemelha a ela e a Pattinson, não foi algo negativo também. “Até nossas mãos se parecem”, Stewart disse. “Isso é meio estranho. Mas é engraçado como realmente ajuda. É tipo ‘Oh, hey, você parece comigo, criança! Qual é!”

Renesmee, com certeza tem uma ligação sobrenatural com um certo homem mais velho também. Jacob, que passou a maior parte da saga em um amor não correspondido com Bella, imprintou com a criança Renesmee – imprinting é o processo pelo qual sua tribo de lobos de repente descobre quem são suas almas gêmeas. No passado Lautner disse que achou a mecânica metafísica disso tudo um pouco confusa. Mas conversando com Stephenie Meyer e voltando a mergulhar no livro, ele ficou mais confortável com a ideia de estar apaixonado por uma criança. “Todo mundo gosta de me gozar sobre isso”, ele diz. “Todo mundo acha que isso é tão divertido, e eu riu junto com eles, mas é importante para mim manter em minha mente que é simples como uma ligação ao longo da vida. Não é tão assustador como todo mundo gosta de brincar”. Esse “todo mundo” inclui Pattinson, que precisa dizer “Oh, eu não posso esperar até que ele tenha que fazer entrevistas ao vivo na TV”, Pattinson fala sobre Lautner com uma gargalhada alegre. “Você perguntou a ele se o gosto dele para mulheres mudou? A primeira cena que eu vi deles juntos, eu literalmente não pude parar de rir. Eu não teria sido capaz de fazê-lo”. Lautner permanece resoluto: “Eu acho que as pessoas ficarão muito contentes com toda a situação do imprinting”.

Brincadeiras à parte, o imprinting fornece uma elegante solução para o triângulo amoroso que alimentou por anos a rivalidade dos Team Edward/Team Jacob. Uma vez que o coração de Jacob é prometido para Renesmee, os três personagens principais se encontram do mesmo lado contra um inimigo em comum. Isso ofereceu a Lautner uma oportunidade de atuar além do pretendente desesperançoso. “Para mim a Parte 2 é tão boa, pois é um lado completamente diferente de Jacob que nós nunca vimos antes”, ele diz. “Ele sempre teve um objetivo: estar com Bella. Nesse, ele está feliz! Ele está muito mais relaxado e cômico. O trio estava tão tenso e o triângulo continua aqui, mas é uma relação completamente diferente entre eles”.
A conclusão de Amanhecer – Parte 2 gira em torno de um confronto em um campo entre uma multidão de Volturi e o clã dos Cullen, que reuniu amigos de todo o mundo para dar cobertura. Tradução: Uma enorme quantidade de novos personagens vampiros estava no set, juntamente a toneladas de figurantes. Para Condon, era um desafio logístico – e não só porque levou cerca de uma hora para reunir todo mundo na fila do almoço. “A primeira parte de Amanhecer foi toda sobre esses momentos cruciais: casamento, gravidez, nascimento e morte. Houve um caminho claro. Aqui nós introduzimos 23 novos vampiros e centenas de figurantes Volturi, então foi sobre ter certeza que nós tivemos o mesmo tipo de clareza”. O diretor nunca tinha filmado uma cena épica de batalha antes, mas seu currículo (que inclui Dream Girls) acabou servindo-o bem. “Em último caso você trata como um musical”, ele diz. “É tudo sobre ritmo”.



Talvez, mas filmar o clímax ainda era um pesadelo, de acordo com seu elenco. “Todo mundo começou a ficar absolutamente insano”, diz Stewart com uma risada. “Isso passa tão rápido no filme, mas levou tanto para filmar. Houve muito diálogo e era muito para filmar e tantas pessoas, e tanto enredo”. Grande parte da ação ocorreu em um armazém, e filmar essa sequência em particular levou um par de meses, incluindo refilmagens para alguns dos principais. “Oh, Deus, passei minha vida em um campo com neve falsa e uma tela verde”, disse Stewart. “[A neve falsa] fica sob suas lentes de contato e em seus pulmões. É horrivel. É o final do nosso filme, e é um grande negócio trazê-lo para o ponto alto que ele merece. Mas sim, foi uma experêcia de perder a cabeça”.
A equipe de Crepúsculo diz que as cenas resultantes valeram o esforço, e vamos pegar na palavra deles. Eles também dizem que há um tipo de momento romântico muito visual para os fãs nos momentos finais. Pattinson, que já viu um corte brusco do filme, se encontrou surpreso. “O final é tão doce. Há esse final agradável para ele”, ele diz. “Todo mundo que estava assistindo começou a chorar. Isso dá um final muito justo para a série”. Stewart enfaticamente concorda. “Bill decidiu fazer disso uma coisa maravilhosa no final”, ela diz. “Os fãs vão enlouquecer”. Sem dúvida. Em 16 de novembro um pandemônio chegará ao cinema mais próximo.


É com lágrimas nos olhos e o coração apertado sob minhas mãos que faço esta postagem. Desde 2009, acompanho essa saga. Cada still lançado, cada data, cada premiação, cada novo integrante do elenco... é sempre uma nova emoção. E é com muito orgulho que eu digo: EU SOU UMA TWILIGHTER. Eu li todos os livros, acompanhei cada reportagem, acompanhei filmagens, figurinos, morri com o vestido da Bella, me apaixonei pela Mackenzie, virei Krisbian, tomo minha dose de Robertinol todo dia, acho o Tay o cara perfeito pra mim... E sei q não estou falando mais nada com nada, o problema é que é muita emoção junta e minha cabeça não está conseguindo processar as palavras... nem mesmo formular sentenças. Mas nada é pra sempre, e a saga vai sempre estar aqui ó ♥ e o que acabou foram só as filmagens, a saga ainda continua lá, intacta e perfeita e o meu amor só vai aumentar de acordo com a saudade... Cara, tá acabando os filmes!!!! O trio-parada-dura-de-twi não vai mais ser um trio!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Vou sentir saudades disso tudo... Já estou sentindo... Já estou MORRENDO!!!!!!!!!!!!!!! ~pronto, agora passa Claire de Lune na tv :'( comecei a chorar de novo... ~ 
"Que seja pra eterno em quanto dure", então que meu amor por Twilight jamais se acabe...

Melhor eu me despedir se não eu vou começar a pensar no fim e aí já viu...

Bites :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário